HIPERPLASIA (AUMENTO) DA PRÓSTATA

TRATAMENTO DA HIPERPLASIA DA PROSTATA EM CURITIBA

Hiperplasia Prostática: Aumento da Próstata

Conforme o aumento da idade do homem, ocorre o crescimento da próstata. Após estabilizar-se em cerca de 20 gramas no início da fase adulta, ela pode aumentar de tamanho aproximadamente a partir dos 40, o que é chamado de Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) ou Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).

Esse alargamento do órgão é causado por um acréscimo do número das células no local, em medicina conhecidas como as células do epitélio e as do estroma prostático.

O problema é um dos mais comuns da saúde do homem ao longo da vida. Estima-se que 50% das pessoas do sexo masculino apresentem diferentes graus de hiperplasia, durante o período dos 60 anos de idade. Aos 85 anos, são 90%.

Sintomas de Hiperplasia da Próstata

Estes são alguns dos principais sintomas da HBP / HPB, geralmente ligados à micção e que podem ser apresentados ao paciente como Prostatismo:

• Despertar várias vezes à noite para urinar;
• Retenção urinária;
• Retardo e dificuldade de início da micção;
• Interrupção involuntária da urina ou diminuição da força do jato;
• Micção “pausada” ou em dois tempos;
• Esvaziamento incompleto da bexiga;
• Gotejamento após o fim da urina.

Além disso, outras patologias podem ser agravantes do problema prostático. São elas: Litíase, infecções urinárias, ruptura de vasos da mucosa uretral no revestimento da próstata (hematúria) e problemas no músculo da bexiga urinária (detrusor), como acúmulo de colágeno.

Diagnóstico e Tratamento

Mesmo aqueles que não apresentam sintomas podem ser diagnosticados com Hiperplasia da Próstata. É essencial para a saúde do homem que um urologista acompanhe o paciente com o exame do toque real, que sejam feitas análises de sangue e urina periódicas para checar o nível do PSA e, sempre que solicitado pelo médico, realizar biópsias da próstata.

VEJA MAIS SOBRE:  Disfunção Erétil pode significar risco aumentado de eventos Cardiovasculares

O tratamento da Hiperplasia Prostática pode ser através de medicamentos, tanto para a redução dos sintomas quanto para as dimensões da próstata, assim como para reduzir a hiperatividade da bexiga. Cada medicação, contudo, pode ter efeitos colaterais, como fadiga, diminuição da libido, ressecamento da boca ou prisão de ventre. Também pode ser realizada uma micro-cirurgia para a abertura de um canal na próstata, facilitando a micção.

Lembre-se: cada caso deve ser analisado individualmente e apenas um médico urologista será capaz de determinar o tratamento apropriado. Em caso de dúvidas ou necessidade, agende uma consulta com o Dr. Ruimário, especialista em Urologia em Curitiba.

UROLOGISTA EM CURITIBA, LITÍASE URINÁRIA CURITIBA, HIPERPLASIA CURITIBA, TRATAMENTO DE CÂNCER UROLÓGICO CURITIBA, LITOTRIPSIA CURITIBA, PRÓTESE PENIANA CURITIBA, DISFUNÇÃO ERÉTIL EM CURITIBA, INPLANTE PENIANO EM CURITIBA, VARICOCELE EM CURITIBA, EJACULAÇÃO PRECOCE EM CURITIBA, ANDROPAUSA EM CURITIBA, REVISÃO DE VASECTOMIA EM CURITIBA, CURVATURA PENIANA EM CURITIBA, INFERTILIDADE MASCULINA EM CURITIBA, POSTECTOMIA EM CURITIBA, LITÍASE URINÁRIA EM CURITIBA, HIPERPLASIA PROSTÁTICA EM CURITIBA, CÂNCERES UROLÓGICOS EM CURITIBA.

Dr. Ruimário

Dr. Ruimário Machado Coelho Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Heliópolis (São Paulo – SP) Residência médica em Urologia pela Universidade Federal do Paraná Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia

Veja Mais Artigos 

EJACULAÇÃO PRECOCE EM CURITIBA

EJACULAÇÃO PRECOCE EM CURITIBA

A Disfunção Erétil (DE) é a incapacidade persistente em obter e manter uma ereção suficiente para permitir uma relação sexual satisfatória. Embora seja uma doença benigna, ela afeta a saúde física e psicológica, com grande impacto sobra a qualidade de vida tanto dos...

ler mais
Implantes Penianos: Duvidas Frequentes

Implantes Penianos: Duvidas Frequentes

Quando o Homem deve considerar um Implante Peniano? Geralmente, o implante de uma prótese peniana é considerado a última opção de tratamento, usada quando as outras opções (medicamentos orais, injeções intra-cavernosas e dispositivos a vácuo) falharam. Mas isto não é...

ler mais
Satisfação dos pacientes e parceiras após Implantes Penianos

Satisfação dos pacientes e parceiras após Implantes Penianos

O implante de próteses penianas infláveis de 3 volumes apresenta alta taxa de satisfação entre pacientes e parceiras. É o que aponta estudo publicado no “Journal of Sexual Medicine”. Existem vários tratamentos disponíveis para o tratamento de disfunção erétil, cada um...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *