(41) 3618-9330 | (41) 98798-9125 [email protected]

ENUCLEAÇÃO PROSTÁTICA A LASER – HoLEP EM CURITIBA

ENUCLEAÇÃO PROSTÁTICA A LASER – HoLEP EM CURITIBAA Hiperplasia prostática é uma doença benigna da próstata que acomete homens com mais de 40 anos, sendo muito prevalente a partir dos 60 anos.

É a principal causa de sintomas urinários em homens. Os tratamentos têm como objetivo o alívio dos sintomas (com consequente melhora da qualidade de vida) e prevenção de complicações, como retenção urinária, sangramento e deterioração das funções renal e da bexiga.

ENUCLEAÇÃO PROSTÁTICA A LASER – HoLEP CURITIBA

O Tratamento Com HoLEP

Os tratamentos para essa condição estão em constante evolução e, nos últimos anos, uma técnica tem se destacado, trata-se da Enucleação Prostática a Laser, conhecida pela sigla (em inglês) HoLEP. No que consiste e o que a diferencia das técnicas convencionais?

No tratamento cirúrgico endoscópico convencional, chamado Ressecção Trans-uretral da Prostata, é realizada uma espécie de “raspagem” da região mais interna da próstata, com a retirada de pequenos fragmentos. É uma cirurgia realizada há muitos anos e muito eficaz, mas com algumas limitações. Por exemplo, é indicada apenas para próstatas menores de 80 gramas e, com muita frequência, os sintomas podem retornar após alguns anos, pois dificilmente consegue-se retirar todo o tecido hiperplásico, que volta a crescer.

A Enucleação

Nas chamadas “Enucleações”, todo o tecido hiperplásico é retirado, com auxílio do Laser (HoLEP) ou do Plasma (BipoLEP), o que tem como vantagens uma melhora mais acentuada dos sintomas e um resultado mais duradouro, além de menor sangramento, menos tempo de sonda e menor tempo de internação (quase todos os pacientes recebem alta em 1 ou 2 dias sem sonda).

Durante o procedimento, dividimos o plano entre o Adenoma (parte central crescida da próstata) e a cápsula prostática. Uma vez que o adenoma está liberado, é colocado no interior da bexiga e com o auxílio de um equipamento (chamado Morcelador) ele é retirado pela uretra.

Entenda Como Funciona o Procedimento HoLEP

“Aqui temos uma imagem ilustrava demostrando como é realizado o procedimento com a técnica de ENUCLEAÇÃO. E ao lado direito temos a comparação das duas técnicas utilizadas para a remoção do tecido, a primeira é a ENUCLEAÇÃO e a baixo temos a Ressecção Trans-uretral”.

DIFERENCA-ENTRE-RessecCAO-Trans-uretral--E-A-ENUCLEACAO

O QUE ESPERAR APÓS A CIRURGIA HoLEP

A maioria das pessoas pode sair no dia da cirurgia após algumas horas de acompanhamento. Se você tem um risco maior de complicações, pode precisar ficar por uma noite ou mais para que possamos monitorá-lo quanto a complicações.

O médico examinará o cateter (um pequeno tubo que sai da bexiga através da uretra e drena a urina para um saco fora do corpo) para se certificar de que tudo está bem. Você irá para casa com o cateter no lugar. Você não precisará urinar no banheiro enquanto o cateter estiver colocado. O cateter geralmente pode ser removido após apenas um ou dois dias, mas algumas pessoas podem precisar mantê-lo por mais tempo.

Você precisará providenciar para que alguém o leve do hospital para casa. Seu médico irá prescrever analgésicos ou instruções para analgésicos de venda livre para qualquer dor que você possa sentir.

Nas primeiras noites depois de deixar o hospital, você precisará observar os seguintes problemas:

• Um cateter que não está drenando – pode ser um sinal de coágulo de sangue na bexiga.
  • Sangue na urina – algum sangramento após a cirurgia HoLEP é normal, mas o volume de sangue geralmente deve diminuir com o tempo. Se houver sangue suficiente para causar um coágulo em seu cateter, chame seu médico imediatamente.
  • Sinais de infecção – Monitore-se quanto a sinais de infecção, como febre ou calafrios.

RECUPERANDO-SE DA CIRURGIA HoLEP

Você provavelmente terá uma consulta de acompanhamento dentro de um ou dois dias após a alta do hospital. Durante essa consulta, uma enfermeira ou assistente médico verificará o cateter e o removerá, ou fornecerá um prazo para quando ele poderá ser removido.

Para uma recuperação mais tranquila, certifique-se de:

• beber grande quantidade de líquidos.
  • descanse por uma a duas semanas.
  • evite levantar pesos ou atividades físicas extenuantes por duas a três semanas, ou mais, se instruído por seu médico.

Uma vez que você esteja preparado para aumentar sua atividade, comece devagar e vá progredindo para exercícios mais vigorosos ou atividades diárias.

Você pode voltar ao trabalho em uma ou duas semanas, especialmente se trabalhar em casa ou em um “trabalho de escritório” que não exija muito esforço físico. Se o seu trabalho envolve atividades físicas extenuantes, pode ser necessário esperar de três a quatro semanas antes de retornar ao trabalho. A incontinência urinária é comum nos primeiros meses após a cirurgia e pode dificultar o retorno às atividades normais de alguns pacientes.

AGENDE JÁ SUA CONSULTA

Dr. Ruimário, Membro ativo da American Society of Andrology