(41) 3373-8688 / (41) 3019-4032 / (41) 98405-9972 [email protected]

VARICOCELE


Varicocele é a dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos em direção ao abdome, localizadas ao longo do cordão espermático. É uma das principais causas de infertilidade masculina, estando presente em mais de 30% dos casais com infertilidade primária (não conseguem engravidar pela primeira vez) e em até 80% dos casais com infertilidade secundária (que já têm filho mas não conseguem nova gravidez).

Pode provocar, além de infertilidade, atrofia testicular, principalmente em adolescentes, que também devem ser tratados.

A grande importância em se diagnosticar a varicocele em homens com problemas de fertilidade deve-se ao fato de tratar-se de uma causa reversível de infertilidade, com melhora dos parâmetros seminais em cerca de 60% dos casos e gravidez em 40%, quando realizada por cirurgião especializado. Mesmo em casos de Azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado) até 30% dos pacientes passam a apresentar espermatozoides no ejaculado após a cirurgia.

Não existe tratamento clínico eficaz para Varicocele. O tratamento que até o momento demonstrou os melhores resultados é o tratamento cirúrgico, sendo a técnica mais eficaz e com menores índices de complicação a cirurgia com uso de microscópio cirúrgico.

Com esta técnica, realizada através de uma pequena incisão (cerca de 3 cm), a recuperação pós operatória é rápida, sem dor e com poucas chances de complicações.

O Dr. Ruimário é especialista e um cirurgião capacitado a realizar tal procedimento, podendo te dar as orientações e informações necessárias.