Tratamento de Câncer de Prostata Em Curitiba

Tratamento de câncer de próstata em Curitiba – No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a neoplasia mais frequente do homem, se não considerarmos o câncer de pele não-melanoma. Em números absolutos e considerando ambos sexos, é o quarto câncer mais comum. Em torno de 75% dos pacientes encontram-se na faixa etária dos 65 anos ao diagnóstico.

Trata-se de um câncer que causa pouco ou nenhum sintoma. Quando sintomas específicos estão presentes, podem representar a doença já avançada.

A Vigilância Ativa está indicada no câncer de próstata inicial, com baixo índice de agressividade e melhor prognóstico. É considerada uma opção terapêutica não intervencionista.

Baseia-se em um acompanhamento bastante cuidadoso com exames de PSA, imagem (ressonância nuclear magnética) e biópsias seriadas, sem necessidade de tratamento cirúrgico.

Tanto a cirurgia aberta quanto a cirurgia videolaparoscopica apresentam resultados de sucesso de resseçcão total do tumor, continência urinária e disfunção erétil similares, e dependem majoritariamente da habilidade do cirurgião, do volume de tumor e grau de acomentimento da glândula.

Atualmente, a Prostatectomia Radical Robótica é considerada a melhor alternativa cirúrgica para o tratamento do câncer de próstata. Acesse o conteúdo específico neste link
PROSTATECTOMIA RADICAL ROBÓTICA.

A Radioterapia é uma opção de intuito curativo, na qual o paciente submete-se a um número determinado de sessões, normalmente ao redor de 35 sessões. Pode ser utilizada como complemento à cirurgia em casos de disseminação local do tumor, também com intuito curativo.

Os casos de câncer avançado da próstata recebem tratamento baseado em bloqueio hormonal da testosterona e, mais modernamente, quimioterapia. esta modalidade de tratamento dá-se de maneira multidisciplinar, sob a supervisão do urologista e do oncologista clínico.